top of page
Buscar
  • Foto do escritorCowmeia

Coworking ou Home office? Saiba qual o melhor modelo de trabalho?

Atualizado: 24 de set. de 2021

Antes de decidirmos o que é melhor, se é trabalhar num Coworking ou em Home Office, precisaremos definir os dois conceitos para então entendermos qual o perfil de cada um.


Afinal, o que são cada um destes termos?


Quem é profissional liberal, autônomo ou freelancer passa pela dúvida de qual o melhor local para trabalhar, precisa de um lugar para exercer sua função e as duas alternativas oferecem boas vantagens.


Quando se trata de escolher um espaço para um escritório, os empresários e proprietários de empresas têm muitas opções disponíveis. Não só podem escolher soluções de escritório tradicionais, como também podem buscar alternativas relativamente novas, tais como o de coworking.


Já o empurrão que faltava para o Home Office se consolidar foram os aplicativos de mensagens, tanto pessoal (Skype, Messenger e Whatsapp) como empresarial (Slack e Google Hangouts) e do Cloud Computing (Dropbox e Gsuite) que transformaram o modo como as pessoas se comunicam, compartilham informações e executam seu trabalho. Além disso, com a pandemia, o mercado brasileiro vivenciou um boom nesse formato e, ao que tudo indica, a fórmula é um sucesso.


Nesse caso, um Home Officer pode muito bem levar o seu notebook e o smartphone para algum local que permita acesso à internet e assim executar as suas tarefas.


  • O que é um Coworking?

Em geral, a definição de coworking é quando as pessoas se reúnem num espaço para trabalhar em diferentes, ou em grupos, nos mesmos projetos. Difere de um típico espaço de trabalho de escritório porque as pessoas num ambiente de coworking geralmente não estão trabalhando para a mesma empresa.


Os coworkings oferecem as mesmas comodidades que encontraríamos em um escritório tradicional, porém, com mais vantagens, além, é claro, do grande diferencial que é a flexibilidade. Todos os espaços terão sempre o básico como WiFi, impressoras, sala de conferências e a maioria deles terá, também, copa e lanchonetes disponíveis.

Outros terão à sua disposição utilidades que vão desde recursos digitais até treinadores e mentores. Poderão ter também impressoras 3D, entre outras tecnologias.

Por ser um espaço onde a decoração e as utilidades são compartilhadas por vários profissionais e empresas, os custos ficam menores para todos. Há muitas configurações de espaços alugados por empreendedores e startups de qualquer tipo. Muitas vezes são alugados por vários profissionais que trabalham em colaboração.

  • O que é home office?

Home office é um termo do inglês usado para descrever o trabalho realizado em casa. Dependendo do contexto, o “escritório em casa” não precisa compreender apenas a residência, mas também o trabalho executado em qualquer local fora da empresa. Pode ser apenas trabalhar remotamente a partir do local escolhido pela pessoa.

Muitas pessoas decidem que trabalhar em casa é a melhor opção para elas. Afinal, quer seja para um freelancer, um trabalhador à distância ou um empresário, poder trabalhar sem precisar pagar nenhum custo adicional e poder usufruir dos benefícios fiscais de ter um escritório em casa é uma ideia bastante atraente.


Embora o home office não lhe ofereça vantagens de espaço físico e rede de contatos, ele fará você economizar com transporte, alimentação e infraestrutura, também poderá aumentar a sua produtividade e qualidade de vida.


Esta é uma opção viável também para pessoas que residem longe da empresa e tem dificuldades de deslocação para um escritório ou para um coworking. É também uma boa opção para pessoas que precisam estar em casa por outras razões que não apenas para trabalhar. Por exemplo, os pais com filhos pequenos podem escolher trabalhar em casa para ajudar nos cuidados infantis e evitar o custo de contratar uma babá.


Mas com todas estas boas notícias, infelizmente, trabalhar em casa nem sempre é a melhor opção para a maioria das pessoas, pois, pode impactar na produtividade e satisfação no trabalho. Os inconvenientes incluem:

  1. Interrupções constantes;

  2. Oportunidades limitadas para trabalhar em rede;

  3. Comodidades limitadas;

  4. Nenhum local profissional para se encontrar com clientes/clientes;

  5. Solidão.

  • Qual o melhor modelo de trabalho: Coworking ou Home Office?

Tanto os espaços de coworking como o Home Office têm numerosas vantagens e características específicas.

De acordo com uma pesquisa do site BeerorCoffee, 42% das pessoas que trabalharam de casa em função do isolamento pretendem continuar nesse regime. Somente 10% deseja voltar à antiga rotina de trabalhar diariamente em um escritório.

  1. Flexibilidade e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal estão entre os principais motivos para quem busca pelo home office.

  2. Economia: você economiza com transporte e alimentação;

  3. Autonomia: você gerencia os seus horários, caso não precise atender cliente;

  4. Liberdade: você trabalha como quiser desde que entregue os resultados;

  5. Proximidade: além de dinheiro, você economiza tempo que gastaria em trânsito até o escritório.

Mais baratos que os escritórios tradicionais, os espaços de coworking também fornecem um endereço e um número de telefone comercial, e podem até incluir um espaço físico que pode ser utilizado para encontros com parceiros ou clientes.

Muitos pacotes de escritórios virtuais incluem também centros de suporte telefônico que fornecem serviços de atendimento e podem poupar-lhe muito tempo.

São também uma grande solução para profissionais que trabalham em casa, mas sentem a necessidade de trabalhar em rede com pessoas com os mesmos interesses.


Os espaços de coworking também aumentam a produtividade e a criatividade, tal como as oficinas fazem. Conforme as estatísticas, a maioria dos empregados que trabalham nesses espaços enfatizam a importância da colaboração, bem como melhores oportunidades de trabalho em rede e crescimento pessoal. Muitos fornecedores até combinam novos inquilinos com empresas semelhantes para encorajar a colaboração mutuamente benéfica.


Os dois modelos de local de trabalho citados aqui são destinados a pessoas com necessidades diferentes, mas, como podemos ver, os espaços de coworking oferecem algumas vantagens que não podem ser desfrutadas ao escolher trabalhar em home office.




185 visualizações0 comentário
bottom of page